quinta-feira, 3 de maio de 2012

Artefatos Históricos

Mais de 600 artefatos históricos que foram contrabandeados para fora do Iraque, recuperados e perdidos novamente, foram encontrados em caixas seladas no depósito de materiais de cozinha do gabinete do premiê Nouri Al Maliki.
Segundo o ministro de Antiguidades e Turismo, Qahtan Al Jabouri, são 638 itens entre joias, figuras de bronze e selos cilíndricos das mais antigas civilizações do mundo. Eles foram roubados do Museu Nacional Iraquiano, em Bagdá, depois da invasão americana em 2003. Depois de sua recuperação, os militares americanos os entregaram diretamente ao gabinete de Maliki, onde foram armazenados no local errado e esquecidos.
Jabouri afirmou que o erro deveu-se a má coordenação entre os diferentes ministérios iraquianos responsáveis pela recuperação e manuseio de itens arqueológicos, no que chamou de "procedimentos inapropriados".
Não apenas iraquianos como arqueólogos e defensores da cultura histórica de todo o mundo lutam há anos pela devolução dos tesouros roubados dos iraquianos, sem muito sucesso. Até agora, 5.000 itens roubados desde 2003 foram recuperados e outros 15 mil ainda estão desaparecidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário